Notícias

Escola Nacional da Justiça Desportiva realiza primeiro encontro no STJD

Evento foi voltado para Procuradores da Justiça Desportiva e tratou dos temas: Novas regras do Doping e Manipulação de resultados.


A Escola Nacional de Justiça Desportiva realizou na tarde desta quinta, dia 9 de outubro o primeiro evento preliminar antes da inauguração da ENAJD. Organizado pelo Procurador Geral da Justiça Desportiva e Coordenador da Escola, Dr. Paulo Schmit, o encontro foi voltado para os membros da Procuradoria e tratou de temas específicos e emergentes no mundo do futebol: Normas antidoping para 2015 e Match-Fixing (Manipulação de Resultados).

"São eventos preliminares a inauguração da Escola que acontecerá no início de dezembro na CBF. Esses eventos já deflagram um ciclo de palestras e capacitação com temas variados e também a identificação de multiplicadores de disseminação de conhecimento da Justiça Desportiva. A Escola tem essa proposta de capacitação e aprofundamento de temas para aqueles que militam nos tribunais do futebol e também para a sociedade em geral, através da imprensa e outros que possam vir a atuar nessa área”, explicou Dr. Paulo Schmitt.

Ainda de acordo com o Coordenador, além de ser um braço do STJD e da CBF para conhecimento, a Escola também atuará na produção científica.
“Outro viés da Escola é o aspecto científico, a produção científica da análise das nossas atividades rotineiras e de atuação da Procuradoria e do Tribunal na identificação de infrações e de todas as suas nuances (aplicações e decisões). O tratamento científico dessas decisões, o que incluem estatísticas e transparência para publicação e para divulgação acadêmica”, concluiu.

Além de Dr. Paulo Schmitt, o Procurador Luciano Hostins e o Presidente da Comissão de Controle de Dopagem da CBF, Dr. Fernando Solera, falaram sobre as mudanças e novas regras do Código de Doping que entrarão em vigor em 2015.

Ao final do encontro, Solera parabenizou a iniciativa de criação da Escola e comentou a importância dos setores trabalharem juntos em prol do futebol.

“Estou no futebol há 35 anos e nunca tinha presenciado isso. Oxigena profissionalmente todo mundo que trabalha nesse meio (os que fazem controle de doping e os que julgam nos tribunais). Me sinto feliz e motivado a participar dessa atitude pioneira. Juntando as partes envolvidas, a gente consegue fazer o que muito foi falado nesse encontro: Investigação. O suporte do tribunal determinando que minha equipe de dopagem atue e, em contrapartida, nos julgamentos, quando houver dúvidas sobre doping (substâncias proibidas, mascarantes, resultados atípicos), a gente tem uma comissão de doping atuando nos tribunais”, disse.

Inicialmente, o próximo compromisso da ENAJD será no dia 7 de novembro, no 10º Fórum do IBDD (Instituto Brasileiro de Direito Desportivo), em São Paulo. No evento, a Diretoria da Escola apresentará a palestra sobre o tema “Justiça Desportiva – Repensando a Justiça Desportiva”.

  • Por: ENAJD
  • 09/10/2014

Notícias

Paulo Feuz representa STJD e ENAJD em Congresso Nacional do Trabalho

Integrante do Pleno e diretor da Escola Nacional de Justiça ...


Diretor da ENAJD recebe comenda do TRT 1ª Região

Paulo Sérgio Feuz recebeu comenda da referida Ordem no grau ...


STJD e ENAJD no 1º Congresso de Direito Desportivo da UNISA

Auditor Paulo Sérgio Feuz representou Tribunal e Escola no painel ...


Ver Todas

Galeria de Fotos