Notícias

Workshop de Futebol Feminino

Evento foi realizado nesta sexta, dia 16 de novembro, na sede do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas


Na véspera da estreia da Copa Libertadores da América Feminina em Manaus, a ENAJD e o TJD/AM realizaram o Workshop de Futebol Feminino. Com debates , palestras e troca com algumas atletas do Iranduba, clube brasileiro em destaque no cenário feminino, o evento aconteceu durante toda a sexta, dia 14 de novembro, na sede do Tribunal de Manaus.

A primeira mesa foi composta pela Diretora da ENAJD, Arlete Mesquita; da Diretora Jurídica do Iranduba, Armineyde Abtidol; e do técnico do Iranduba, Igor Cearense que falaram sobre a atual realidade do futebol feminino no Brasil e do Iranduba.

Arlete Mesquita destacou como construir uma nova realidade para o futebol feminino e dissipar pelos quatro cantos do Brasil, além de afirmar que os espaços de prática do futebol precisam ser ampliados de forma organizada a fim de aumentar o número de meninas com acesso a modalidade. Arlete citou que em Manaus a realidade do futebol feminino é diferenciada e precisa ser dissipado por todo o país.

Armineyde e Igor apresentaram o trabalho realizado pelo Iranduba, referência no país e maior campeão no futebol feminino no país.

Diretora Jurídica do Iranduba, Armineyde afirmou que o futebol feminino é uma modalidade em que a mídia, patrocinadores e próprios gestores resistem em profissionalizar. De acordo com a dirigente do Iranduba, atualmente são apenas 136 atletas com carteira de trabalho registrados distribuídas por seis clubes no país.

Igor Cearense, ex- atleta de futebol com passagem por 18 clubes e hoje a frente do Iranduba feminino, contou sua experiência de vida profissional e os desafios a frente do principal clube feminino que disputará a Libertadores da América agora em novembro

No segundo painel, a Coordenadora do STJD, Adriana Solis, juntamente com a Procuradora do TJD/AM e da Auditora xx do TJD/AM, fizeram um bate bola com as atletas Djenifer Becker, Andressinha, Renata Costa e Camila Martins. As atletas responderam perguntas e falaram sobre as dificuldades enfrentadas desde o início das carreiras, além do que precisa ser modificado no futebol brasileiro e os títulos conquistados.

Na segunda metade do evento, Romeu Castro, Supervisor de Futebol Feminino da CBF, explicou o trabalho realizado pela entidade e o alto investimento para melhorias na área. Romeu contou a história do futebol feminino no Brasil e o crescimento até os dias atuais. O supervisor adiantou ainda que todos os clubes que atualmente disputam a Série A do Campeonato Brasileiro aderiram a proposta e terão time feminino para o ano de 2019.

Coordenador do Controle de Doping da CBF, o médico Osni Jacó falou sobre o doping na modalidade feminina e os cuidados que as atletas precisam ter para não terem doping positivo no futebol. De acordo com Osni, com o avanço do futebol feminino será necessário ter uma atenção das atletas  na prevenção do doping.

O encerramento ficou com o tema Justiça Desportiva. Auditor do Pleno do STJD, José Perdiz explicou o trabalho e entendimento do Tribunal e lembrou a atuação na área social que tem atendido diversas instituições pelo Brasil com doação de multas, além do Outubro Rosa, ação que já faz parte do calendário anual do STJD.

Osvaldo Sestário, atuante nos Tribunais Desportivos de diversas modalidades, falou sobre os desafios e dificuldades dos advogados nas defesas dos denunciados. O advogado lembrou casos polêmicos em que atuou como o rebaixamento da Portuguesa e o doping do atleta Raniel, atualmente no Cruzeiro. Por ano, Sestário atua em cerca de 400 processos no tribunal do futebol.

O encerramento ficou por conta do Presidente do TJD/AM, Edson Rosas, que agradeceu a presença de todos e a participação da ENAJD em mais um evento em conjunto com o tribunal de Manaus.

  • Por: ENAJD
  • 16/11/2018

Notícias

Paulo Feuz representa STJD e ENAJD em Congresso Nacional do Trabalho

Integrante do Pleno e diretor da Escola Nacional de Justiça ...


Diretor da ENAJD recebe comenda do TRT 1ª Região

Paulo Sérgio Feuz recebeu comenda da referida Ordem no grau ...


STJD e ENAJD no 1º Congresso de Direito Desportivo da UNISA

Auditor Paulo Sérgio Feuz representou Tribunal e Escola no painel ...


Ver Todas

Galeria de Fotos